Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

História

Associação Comercial Industrial de Macatuba

A História de sua Fundação

Em toda conquista, existem aquelas pessoas de pensamentos progressistas, que são responsáveis pelo marco de sua historia. A fundação da Associação Comercial Industrial de Macatuba, não foi diferente. Carlos Eduardo

Montia, comerciante de roupas e tecidos situado a Rua João Batista Cavalari nº. 736.e Antonio Xavier, sapateiro, comerciante de calçados e materiais escolares na Rua João Batista Cavalari nº. 751.

No período de 1975 o comércio em franco desenvolvimento, com o desempenho produtivo da cana de açúcar e também com a boa renda mensal dos trabalhadores, fez com que a migração das famílias que procuravam estabelecer residência, além daqueles que flutuavam em nosso município a cada período da safra. Em 1980 Eduardo e Xavier num bate papo do cotidiano, tiveram a idéia de melhorar a qualificação da clientela, visando proteger o comércio de inadimplentes. Eduardo que já havia trabalhado em cidade de maior porte em que havia o sistema da Associação, resolveu buscar melhores informações.

Decidiram então fundar uma Associação. Procuraram na cidade de Bauru o senhor Josino, comerciante de móveis e membro de uma Associação que gentilmente os apoiou, vindo até nossa cidade e assim foram dados os primeiros passos.

Para facilitar os contatos, Lençóis seria a melhor opção, procuraram então Armandinho Orsi, proprietário do supermercado Santa Catarina e membro da Associação daquela cidade que forneceu todos os requisitos necessários para que implantassem a fundação em nossa cidade.

Os comerciantes da cidade foram convocados várias vezes no Clube Esportivo e Cultural de Macatuba, onde foram passados os conhecimentos que tinham adquirido por Eduardo e Xavier.

Convencido de implantar a melhoria e a busca de proteção nos negócios, praticamente estava selada a idéia da fundação.

Armandinho gentilmente aceitou o convite para vir até nossa cidade, com toda diretoria para que pudesse sanar algumas dúvidas pendentes dos comerciantes. Essa reunião se deu no dia 03/06/1981, no Clube Esportivo e Cultural. Com todas as dúvidas sanadas era preciso escolher um presidente.

Eduardo e Xavier certo que seus objetivos tinham sido alcançados decidiram que os comerciantes associados escolhessem quem seria o primeiro presidente. Através de sugestão dos idealizadores da associação e aprovado por todos os associados, que a presidência fosse concedida ao mais antigo comerciante ou seu descendente, seria uma forma de homenagear todos que direta ou indiretamente contribuíram ao longo desses anos nessa nobre arte de comprar e vender.

Por hunaminidade a proposta foi aprovada pelos associados e pelos coordenadores. O grande homenageado foi Salim Habib Zakir, já falecido na época, proprietário de um pequeno comércio de secos e molhados localizado a Rua Rio de Janeiro nº 1273.

Seu descendente Habib Salim Zakir se instalou no mesmo local com o Supermercado Irakomar, tornando assim o primeiro Presidente da ”Acim” como ficou denominada e estabelecida a Rua Rio de Janeiro no Escritório Novo América de propriedade de Laércio Pafetti não tendo nenhuma despesa de aluguel e prestação de serviço.

O segundo mandato também não houve eleição, por decisão de todos associados, nomearam Antonio Xavier como presidente da Associação pelo seu desempenho em prol das causas da “Acim”. Na sua gestão foi criado o primeiro logotipo pelo estudante universitário Osmar Vicente Rodrigues, proprietário da casa móveis A Vantajosa.

A participação importante à aprovação da Micro Empresa, junto com a Associação Comercial de São Paulo, uma luta de Afif Domingues então Presidente das Associações.

A visita com Osmar Vicente Rodrigues na Cidade de Deus “Osasco” com toda diretoria da Associação Comercial de São Paulo, empresários de todo estado para conhecer todo complexo da Fundação Bradesco.

A primeira eleição propriamente dita foi no terceiro mandato entre Xavier que buscava a reeleição e Eduardo. Eduardo um participante ativo na fundação venceu com quatro votos de vantagem. Na sua gestão conseguiu a compra do primeiro telefone doado por doze associados visando a melhoria dos associados da “Acim”.

Agradecimentos: Carlos Eduardo Montia, Antonio Xavier e todos que contribuíram direta e indiretamente, felizes por essa ação histórica à continuidade e o desenvolvimento do comércio e indústria de nosso município.

Eduardo fixou residência na cidade de Botucatu, sempre atuando na área do comércio.

Xavier seguiu a carreira do magistério, ministrando aulas de Educação Física no Ginásio Estadual Fernando Valezi e Fanny Altafim Maciel, saindo definitivamente do comércio em 1993.

 

Antonio Xavier


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

Regulamento Campanha Natal 2018

PARCEIROS